Cerimônia de casamento religioso: passo a passo
Publicado por:

Cerimônia de casamento religioso: passo a passo

Vejam quais são as principais regras e padrões de cortejo em uma cerimônia de casamento religiosa. São regras antigas e cheias de significados, que podem ser adaptadas dependendo do contexto da cerimônia ou do gosto dos noivos. Na dúvida, peça a opinião de sua cerimonialista.

Convidados

Do lado esquerdo do corredor central, os bancos são destinados aos convidados da noiva; do lado direito da entrada, aos convidados do noivo. Mas é claro que lados contrários podem ser preenchidos, se for necessário para que todos tenham assento. Uma assessora de casamento ou mesmo uma amiga da noiva pode ficar encarregada de receber os convidados na entrada e orientá-los sobre o lado que devem ocupar.

Entrada dos padrinhos

O cortejo começa com a entrada dos casais de padrinhos, mantendo uma distância de um para o outro de aproximadamente um quarto do caminho total. Alternam-se os padrinhos do noivo e os padrinhos da noiva, começando com os padrinhos do noivo. As mulheres devem ficar do lado esquerdo de seus parceiros. E a ordem de entrada deve ser respeitada de acordo com uma hierarquia familiar: avós, irmãos, tios, primos, amigos, nessa ordem.

Entrada do noivo

Ao final da entrada dos padrinhos, deve ser feita uma pausa suficiente para que o corredor fique livre. Depois, conforme diz a regra, entram a mãe da noiva de braços com o pai do noivo, e se colocam próximo ao altar, do lado esquerdo. Depois é a vez do noivo, de braço (esquerdo) dado com sua mãe.

Daminhas e pajens

Os pajens são encarregados de levar as alianças, e ao chegar ao altar, eles devem entregar ao noivo, que colocará no altar. As daminhas levam um pequeno buquê ou uma cestinha com flores. Quando não há daminhas ou pajens, o noivo deve levar as alianças no bolso. As daminhas e os pajens podem entrar junto com a noiva, mas a nossa dica é que eles entrem primeiro, com uma outra música, para depois entrar a noiva, com destaque e atenção exclusivas. Assim as daminhas e os pajens também não prejudicam a visibilidade do vestido da noivae nem as fotos do casamento .

A entrada da noiva

A entrada da noiva é marcada pela marcha nupcial, embora haja quem prefira entrar com outras músicas que tenham a ver com a história do casal. A noiva entra do lado direito de seu pai (embora seja comum em alguns casamentos ela entrar do lado esquerdo) e deve ficar sempre do lado esquerdo de seu noivo.

Cortejo de saída

Terminada a cerimônia, a regra de saída é a inversa da de entrada: primeiro saem os noivos, seguidos pelos pais da noiva, os pais do noivo e os casais de padrinhos, que deixam os bancos da esquerda e da direita, alternadamente. No entanto, em alguns casamentos, os noivos ficam no altar recebendo os cumprimentos dos padrinhos, de forma alternada. À medida que cada casal cumprimenta os recém-casados, vão saindo da Igreja.

0 Comentários desativados 201 21 janeiro, 2014 Cerimônia dos noivos, Festas e casamentos janeiro 21, 2014

COMENTÁRIOS:

CURTA NOSSA PÁGINA!

UA-37437812-1